sábado, 25 de maio de 2013

Roma e Lazio fazem uma final inédita de Copa Itália. História do confronto e dica de documentário sobre o "derby della capitale".



A Copa Itália terá uma final inédita entre Roma e Lazio, times da capital que fazem o famoso clássico da cidade eterna. A mais de cem 100 anos, ambas as equipes se enfrentam, protagonizando um dos clássicos de maior rivalidade da Itália e do mundo. Os dois clubes foram fundados no início do século passado: a Lazio é mais antiga, nasceu em 1900, sendo mais ligada a uma classe média abastarda, já o Roma surgiu um pouco mais tarde, no ano de 1927, sendo tradicionalmente associado aos pobres, a classe operária urbana. O primeiro "derby della capitale" foi disputado em 1929, terminando com uma vitória do Roma, que venceu o seu rival por 1 x 0.
Ao longo de todos esses anos, as duas equipes fizeram 143 jogos oficiais. O time do Roma leva vantagem sobre a Lazio, pois venceu 50 partidas, empatou 56 e perdeu 37 confrontos. Todos esses jogos, praticamente, foram disputados no Campeonato Italiano (142 partidas), sendo a única exceção um único  confronto de mata-mata pela Copa Itália. Ambos os times estão longe de ser os mais ricos ou vitoriosos da Itália (o Roma tem 3 títulos italianos, a Lazio possui 2 conquistas, números que os deixam bem longe do Juventus, maior campeão com 29 campeonatos), mas isso não torna suas torcidas menos apaixonadas.
A expectativa é muito grande, afinal, nunca antes os rivais decidiram um título em uma partida final. A classificação das equipes no campeonato italiano dessa temporada torna essa decisão ainda mais importante. O Roma terminou na 6° posição, já a Lazio ficou em 7° lugar, colocações que não garantem vagas para nenhuma competição europeia. A Copa Itália é uma ótima oportunidade para ambos os clubes salvarem suas respectivas temporadas, pois, além de garantir um título em cima do rival, ainda assegura uma vaga para disputar a Europa Legue.
Por conta de tudo isso, o clássico ganhou muita importância, fazendo com que o clima de expectativa, ansiedade e tensão cresça a cada minuto na cidade eterna. A preocupação das autoridades com a violência é muito grande. No último jogo, disputado pelo campeonato italiano nessa temporada, foram registrados muitos casos de agressões e vandalismo, que culminaram com 3 torcedores esfaqueados.
Para ilustrar o tamanho dessa rivalidade, bem como para dimensionar o clima da cidade em dia de clássico, postei um dos episódios de uma série inglesa chamada The Real Football Factories, que trata do hooliganismo em vários países do mundo. Nesse episódio, o apresentador do programa, o ator Danny Dyer, que trabalhou em um filme sobre o tema (Violência Máxima), mostra-nos todos os ingredientes que cercam o "derby della capitale". Em um programa todo dedicado a Itália, somos apresentados aos ultras (especies de hooligans ou torcedores organizados).
Inicialmente, o apresentador mostra o comportamento e as atitudes dos ultras da Juventus (Drughi) e Atalanta (Curva Nord), mas grande parte do episódio trata dos ultras torcedores da Lazio e Roma. Ambos os grupos são direitistas: os The Boyz, ultras torcedores do Roma, surgiram em 1972, enquanto os Irriducibili, ultras da Lazio, formou-se em 1987. Além de protagonizar cenas de violência, esses grupos exibem ainda símbolos e imagens fascistas nas arquibancadas. Em 2005, inclusive, um jogador da Lazio, que era o time de Benito Mussolini, foi flagrado fazendo gestos fascistas para a torcida. Tudo isso é retratado no documentário, que também não deixa de apresentar o lado da paixão e da festa nas arquibancadas, o lado positivo do clássico da cidade eterna.

Histórico dos Confrontos: Roma x Lazio

Jogos Oficiais
143 jogos
50 vitórias do Roma
37 vitórias do Lazio
56 empates

Campeonato Italiano
142 jogos
49 vitórias do Roma
37 vitórias do Lazio
56 empates

Copa Itália
1 jogo
1 vitória do Roma
Temporada 2010/ 2011 - Oitavas de Finais
Roma 2 x 1 Lazio (Jogo Único)

The Real Football Factories/ Itália - Documentário sobre hooliganismo, que 
mostra, principalmente, os vários aspectos relacionados ao "derby della capitale".

Nenhum comentário:

Postar um comentário