quarta-feira, 17 de julho de 2013

Olímpia e Atlético-MG fazem final inédita de Libertadores. Confira o histórico de confrontos entre as equipes, que já decidiram uma Conmebol em 1992.

Principio de confusão em um dos jogos pela fase de grupos da
  Libertadores de 1981. (Fonte: Revista Placar).

Depois de 21 anos, Atlético-MG e Olímpia voltam a se enfrentar em uma competição sul-americana. Coincidentemente, o último confronto entre as duas equipes também havia sido em uma final, não da Libertadores, mas da antiga Copa Conmebol, extinta em 1999. O Galo sagrou-se campeão, transformando-se no primeiro clube que conquistou essa competição, cuja primeira edição foi disputada em 1992. Nos dois jogos decisivos, ganhou dos paraguaios no primeiro confronto por 2 x 0, no Mineirão, já na segunda partida perdeu por 1 x 0 fora de casa, mas conquistou o título no saldo de gols, afinal, no placar agregado venceu por 2 x 1.
Na Libertadores, Atlético-MG e Olímpia já protagonizaram quatro confrontos ao longo da história da competição, todos pela fase de grupos. Em 1972, logo na primeira participação do Galo no torneio, foram dois empates: 0 x 0, em Belo Horizonte, 2 x 2, em Assunção. Os outros dois jogos ocorreram em 1981, ano da polêmica partida contra o Flamengo, que estava no grupo 3, junto com Atlético-MG, Olímpia e Cerro Porteño. Dessa vez, um novo empate por 0 x 0 na capital paraguaia e uma vitória atleticana por 1 x 0, na capital mineira.
O retrospecto entre as equipes, portanto, mostra que os confrontos sempre foram muito equilibrados. De um total de seis jogos, todos válidos por competições sul-americanas, contabiliza-se duas vitórias para o Atlético-MG, uma para o Olímpia e três empates. A equipe brasileira marcou 5 gols, enquanto a paraguaia balançou as redes do seu adversário em três oportunidades. O Galo nunca venceu o Olímpia nos Defensores del Chaco, mas também nunca perdeu para os paraguaios jogando no Mineirão. Em todos esses confrontos, os placares sempre foram muito magros e apertados. Por conta de todo esses histórico, bem como das atuais campanhas das equipes, a final promete ser muito equilibrada e disputada.

Oldair, lateral do Galo, em uma das partidas contra o Olímpia na Libertadores
 de 1972. O jogador atleticano foi um dos 5 atletas do time mineiro expulsos,
 depois de uma confusão contra os paraguaios.

Os atleticanos não podem esquecer, no entanto, o tamanho do Olímpia, que tem muito mais tradição do que o clube mineiro nessa competição sul-americana. Chega a sétima decisão, em 37 participações. É tricampeão (1979, 1990 e 2002), tem três vice campeonatos e chegou seis vezes as semifinais. Conquistou também o Mundial de Clubes (1979), a Copa Interamericana (1979), a Supercopa Sul-Americana (1990) e a Recopa Sul-Americana (1991 e 2003). Como se não bastasse, possui ainda 39 títulos nacionais, nenhum clube tem mais conquistas, o que faz do Olímpia o maior campeão paraguaio. É o clube mais popular do Paraguai, dona da maior torcida do país.
O Galo também é um clube bastante popular, tem um torcida de massa, no entanto, mais restrita a capital mineira. É considerado um clube grande no Brasil, mas há anos não conquista um título relevante, de expressão nacional ou internacional. Dentre os principais títulos estão os 41 campeonatos estaduais, 1 Campeonato Brasileiro (1971) e 2 Copas Conmebol (1992 e 1997). No ranking da Libertadores, publicado esse ano pela revista Placar, o Atlético-MG ocupa apenas a posição 70 (37 pontos), enquanto o Olímpia aparece na 6° colocação (312 pontos).
Os paraguaios se apoiarão, sobretudo, nesse histórico e na tradição para conquistar mais uma vez o principal campeonato sul-americano. O clube mineiro, por sua vez, deve se apegar ao bom futebol que vem demostrando ao longo da competição. Time por time, não resta dúvida que o Galo é superior, mas na Libertadores... camisa, experiência e tradição costumam pesar bastante no momento da decisão. Por isso, é bom o Galo ficar esperto!

Gols dos dois jogos finais da Copa Conmebol de 1992. O Galo sagrou-se
campeão com um placar agregado de 2 x 1. Em Belo Horizonte venceu
 por 2 x 0, em Assunção perdeu por 1 x 0.

Resumo: competições oficiais

Olímpia
X
Atlético-MG
6
Partidas jogadas
6
1
Vitórias
2
3
Empates
3
2
Derrotas
1
3
Gols a favor
5
5
Gols sofridos
3

Lista de jogos:

Libertadores
Atlético-MG 0 x 0 Olímpia (Fase de Grupos - 1972)
Olímpia 2 x 2 Atlético-MG (Fase de Grupos - 1972)
Olímpia 0 x 0 Atlético-MG (Fase de Grupos - 1981)
Atlético-MG 1 x 0 Olímpia (Fase de Grupos - 1981)

Copa Conmebol
Atlético-MG 2 x 0 Olímpia (Final - 1992)
Olímpia 1 x 0 Atlético-MG (Final - 1992)

Nenhum comentário:

Postar um comentário