quarta-feira, 17 de julho de 2013

Olímpia x Atlético-MG, um raio X da grande final da Libertadores

Último confronto entre as equipes, na final da Copa Conmebol de 1992.
 Naquela oportunidade, o Galo acabou sagrando-se campeão.

Depois de uma semifinal emocionante, o Atlético-MG terá pela frente o tradicional Olímpia (Paraguai) na grande decisão da Libertadores. O jogo promete ser emocionante, tenso, pegado, disputado, catimbado, enfim, uma final típica, com todas as características do principal torneio sul-americano. Observando os números da competição, percebemos que os finalistas chegam a essa decisão com ótimas campanhas.
O Galo, por exemplo, em 12 jogos, venceu 8, empatou 2 e perdeu 2 partidas. Fez um total de 26 pontos, com saldo de 27 gols marcados e 16 sofridos. Está invicto em casa, com 5 vitórias e 1 empate. Fora de seus domínios, venceu 3, empatou 2 e perdeu 1 partida. Em relação aos gols, assinalou 16 e sofreu 6 jogando em casa, já fora marcou 11 e levou 10 gols.
O time paraguaio, por sua vez, nos mesmos 12 jogos, venceu 7, empatou 2 e perdeu 3 confrontos. Somou 23 pontos, com um saldo de 23 gols marcados e 11 sofridos. Também está invicto em casa, onde venceu por 5 vezes, empatando apenas 1 partida. Na casa dos adversários, conquistou 2 vitórias e 1 empate, sendo derrotado em 3 oportunidades. Assinalou 15 tentos e sofreu apenas 4 jogando em casa, já fora de seus domínios, marcou 8 e levou 7 gols.
Todos esses números permitem observar mais detalhadamente a campanha dos finalistas, oferecendo-nos uma espécie de raio X dessa grande decisão. Por meio desse panorama, podemos constatar que os clubes tiveram uma trajetória bastante semelhante, ambos fizeram um ótimo campeonato. São as duas melhores equipes da competição. O Galo tem a melhor campanha, melhor ataque do campeonato, mas é seguido justamente pelo Olímpia, que tem a segunda melhor campanha, com uma das melhores defesas do torneio. Exatamente por isso, é muito difícil arriscar qualquer prognostico.
A verdade é que a decisão está em aberto. Qualquer um dos dois times pode ser campeão. O Atlético-MG tem uma equipe mais entrosada, mais técnica, com mais conjunto e futebol mais vistoso, talvez, por isso, até tenha um certo favoritismo. Mas o Olímpia tem mais tradição na competição: participou várias vezes, conquistou três títulos, disputará sua sétima final. Tudo isso pesa muito, ainda mais numa torneio como a Libertadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário