terça-feira, 9 de abril de 2013

A boa campanha do Auto Esporte e o fortalecimento do futebol pessoense

Torcida do Auto Esporte: 3 x 1 contra o Nacional de 
Patos, vibração nas arquibancadas.

A boa campanha do Auto Esporte, que lidera o 2º turno do Campeonato Paraibano, começa a surtir efeitos positivos para o Clube do Povo. Quem foi aos dois últimos jogos do alvirrubro da capital, não deixou de sentir uma atmosfera diferente, marcada, sobretudo, pelo aumento do público e da vibração nas arquibancadas. Dos 6 jogos que disputou até o momento, o Auto Esporte venceu 5 e perdeu apenas 1 partida: as vitórias foram contra Treze (1 x 0), CSP (3 x 0), Atlético (2 x 1), Campinense (1 x 0) e Nacional (3 x 1), já a derrota foi no clássico contra o Botafogo-PB (2 x 0). O time da capital tem ainda a melhor defesa da competição (4 gols sofridos), bem como o melhor saldo (6 gols positivos), já que seu ataque está entre os melhores do campeonato.
O retrospecto da equipe, seus números, as estatísticas, os bons resultados dentro do campo. Tudo isso parece ter começado a acordar a torcida do Auto Esporte, adormecida durante tantos anos, sofrida, carente de títulos. O jogo de domingo, na Graça, contra o Nacional de Patos, foi muito bonito, realmente emocionante para os torcedores do Clube do Povo. O estádio não lotou, mas, para quem vem frequentando os jogos, era perceptível que tinha mais gente nas arquibancadas. Na entrada da Graça, já era possível notar que havia algo de diferente: camisas e bandeiras do Auto sendo vendidas por ambulantes, fila na bilheteria, ingresso mais caro, torcedores das antigas, da velha guarda, de volta ao campo para torcer para o alvirrubro da capital.

Arquibancadas cheias em 1987. Auto Esporte campeão, 
muita gente nas arquibancadas.

Isso é muito positivo para o futebol pessoense, que vive as sombras do futebol de Campina Grande, até mesmo de algumas equipes do sertão, há pelo menos uma década. Os clubes da nossa capital precisam se fortalecer para que o futebol cresça em nossa cidade. Por isso, é importante que Auto Esporte e Botafogo-PB comecem a se organizar. Ambos precisam se profissionalizar de verdade, somente assim voltarão a ter uma posição de destaque dentro e fora da Paraíba. Nenhum dos dois times, no entanto, devem esperar alguma ajuda da confederação brasileira (CBF) ou federação paraibana (FPF), que nunca moveram uma palha para fomentar o futebol em nosso estado. Os times mais tradicionais de João Pessoa precisarão agir "sozinhos", captando recursos junto a iniciativa privada e ao poder público, bem como trabalhando juntos para fomentar o futebol na cidade.

1977: Botafogo-PB campeão. É possível ver o campo lotado. 
O futebol pessoense deve se inspirar no seu passado glorioso.

Nesse sentido, o fortalecimento do Botauto é fundamental. Tudo isso, somado a bons resultados dentro de campo, podem tornar o futebol pessoense mais forte. Isso será muito bom, não apenas para a nossa capital, mas também para o futebol paraibano. Teríamos, então, pelo menos 4 grandes clubes fortes no nosso estado, o que acirraria a rivalidade entre João Pessoa e Campina Grande, as duas maiores cidades da Paraíba. Tenho certeza, se isso acontecesse, muitos moradores da capital deixariam de torcer para clubes de outros estado, bem como para os para os times de Campina Grande, flagrante vergonha para o futebol pessoense. Torcer para o time do seu estado e da sua cidade é algo muito importante: movimenta a economia, gerando recursos, emprego e renda, além de contribuir para formação da identidade local, o que fortalece a auto-estima de um povo. Acho que isso seria fundamental para o crescimento do futebol pessoense e paraibano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário