terça-feira, 2 de abril de 2013

PSG x Barcelona, Bayern de Munique x Juventus. Histórico dos confrontos e palpites para as semifinais da Champions Legue.

Dois jogos eletrizantes abrirão os confrontos das quartas de finais da Champions Legue nessa terça-feira. Em Paris, acontecerá o aguardado confronto entre Paris Saint-Germain (PSG) e Barcelona, enquanto em Munique teremos uma outro grande jogo entre Bayern de Munique e Juventus. A seguir, apresentaremos o histórico desses confrontos, que envolvem 4 grandes clubes do futebol europeu.

PSG x Barcelona

Champions Legue (Quartas de finais) - 1994/1995
Barcelona 1 x 1 PSG (Ida)
PSG 2 x 1 Barcelona (Volta)

Recopa Europeia (Final) - 1996/1997
Barcelona 1 x 0 PSG

Final da Recopa 1996/1997 - Barcelona Campeão: 1 x 0, 
gol de Ronaldo (Fenômeno) de pênalti.

Quarta de finais da Champions 1994/1995 - PSG 
classificado: 2 x 1, gol do brasileiro Raí.

Historicamente, o confronto entre o time francês e o catalão é bastante equilibrado. Contando os jogos oficiais, percebemos um grande equilíbrio nos 3 jogos disputados: 1 vitória do Barcelona, 1 vitória do PSG e 1 empate. Nesses confrontos, os brasileiros se destacaram com gols decisivos. Nas quartas de finais da Champions (1994/1995), o time francês se classificou com um gol de Raí, já na temporada 1996/ 1997 o Barcelona ganhou o título da Recopa com gol de pênalti de Ronaldo. Atualmente, as duas equipes têm jogadores brasileiros em seus elencos, mas nossos atletas estão longe de ter a posição de destaque que tinham no passado. No PSG, Thiago Silva, Alex, Maxwell e Lucas estão longe de ser protagonistas. No Barcelona, o mesmo vale para os laterais Adriano e Daniel Alves, nem de longe também os principais destaques da equipe catalã.
Ao longo da história da competição, os catalães conquistaram 4 títulos, já os franceses nunca ganharam o torneio europeu. A disparidade entre os dois times aparece ainda quando comparamos suas conquistas nacionais. O Barcelona venceu 21 campeonatos nacionais e 26 copas, enquanto o PSG conquistou apenas 2 campeonatos nacionais e 8 copas. Pela história dos clubes, pela tradição, o peso das camisas, mas, sobretudo, pelo futebol de ambas as equipes, considero que o Barça é favorito para avançar as semifinais. No entanto, pela força do seu elenco, o PSG pode surpreender, fazendo valer assim o equilíbrio demonstrado nos confrontos oficiais.

Bayern de Munique x Juventus

Champions Legue (Fase de Grupos) - 2004/ 2005
Juventus 1 x 0 Bayern de Munique (Ida)
Bayern de Munique 0 x 1 Juventus (Volta)

Champions Legue (Fase de Grupos) - 2005/ 2006
Bayern de Munique 2 x 1 Juventus (Ida)
Juventus 2 x 1 Bayern de Munique (Volta)

Champions Legue (Fase de Grupos) - 2009/ 2010
Bayern de Munique 0 x 0 Juventus (Ida)
Juventus 1 x 4 Bayern de Munique (Volta)


Fase de grupo da Champions 2009/ 2010 - goleada 
do Bayern: 4 x 1, jogando fora de casa.

Fase de grupos da Champions 2005/ 2006 - 
vitória do time alemão: 2 x 1.

Esse confronto envolve os maiores campeões nacionais de seus países. A Juventus tem 28 títulos nacionais, complementadas ainda com 8 copas. Por sua vez, o Bayern venceu 22 campeonatos nacionais, além de 15 copas. Na Champions Legue, as duas equipes também têm muita tradição: o time alemão conquistou 4 vezes o torneio, já o time italiano é bicampeão da competição europeia. Nesse confronto, os jogadores brasileiros têm ainda menos destaque. A Juventus conta apenas com Rubinho, goleiro reserva, enquanto o Bayern dispõe de Dante, Luz Gustavo e Rafinha. Todos também estão muito longe de exercer papel de protagonistas, de craques do time.
Considerando as partidas oficiais, percebemos que o confronto entre as duas equipes é equilibrado, apesar da pequena vantagem do time italiano. Até hoje, as equipes disputaram um total de 6 jogos, todos válidos pela Champions Legue. Os números são os seguintes: 3 vitórias da Juventus, 1 empate e 2 vitórias do Bayern de Munique. O histórico dos confrontos, bem como o momento atual de ambos os times fazem crer que o confronto será muito equilibrado. Talvez, o Bayern tenha um leve favoritismo, mas não será nenhuma grande surpresa se a Juventus conseguir avançar as semifinais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário