Nessa quarta-feira, no estádio Amigão, o Campinense fará sua estreia pela Copa do Brasil diante do Sampaio Corrêa. A partida promete ser bastante interessante, afinal, o confronto colocará frente a frente os últimos campeões da Copa do Nordeste e da Série D do Campeonato Brasileiro. O confronto não deixa de ser inédito, já que as equipes se enfrentam pela primeira vez na Copa do Brasil. Antes disso, os times disputaram uma única partida oficial ao longo da história. Foi em 1972, ano em que Campinense e Sampaio Corrêa decidiram um torneio nacional, equivalente a Série B do Campeonato Brasileiro. A final foi disputada em jogo único, que ocorreu em São Luís, capital do Maranhão. Tanto no tempo normal quanto na prorrogação persistiu o empate. Com o placar final de 1 x 1, a decisão foi para os pênaltis e o time maranhense sagrou-se campeão, vencendo por 5 x 4 nas penalidades.
Sampaio Corrêa: time campeão Brasileiro da Série B de 1972.
Esse campeonato foi disputado por 23 clubes, que foram divididos em 4 grupos, com jogos de turno e returno em cada grupo. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançavam para a 2° fase da competição, que dividia os 8 classificados em mais dois grupos com quatro times. Os primeiros colocados de cada um desses dois grupos faziam a final, que foi disputada em uma partida única entre os times paraibano e maranhense. Uma das curiosidades desse campeonato, deve-se ao fato de que apenas equipes nordestinas participaram da competição. O Campinense fez uma ótima campanha: em 15 jogos, venceu 13, empatou 1 e perdeu 3 partidas. Dentre todos os participantes, a Raposa teve o maior número de vitórias, além de ter terminado a competição com o melhor ataque (32 gols), bem como ter aplicado a maior goleada do torneio (6 x 0 no Calouros do Ar - CE). Apesar disso tudo, o time paraibano não conseguiu o título inédito, por isso, esse confronto é a grande chance de dar o troco ao time maranhense.
Campinense: equipe vice-campeã do Brasileiro
da Série B de 1972.
Se jogar tudo aquilo que jogou na Copa do Nordeste, o Campinense tem grandes chances de avançar na Copa do Brasil, o que lhe permitirá quebrar mais um tabu histórico, pois a Raposa nunca chegou a 2° fase da competição. Acho que o time paraibano é favorito, mas não se pode menosprezar o tradicional time do Sampaio Corrêa, que manteve a base campeã da Série D do Brasileiro. Apesar de não ter ido bem no 1° turno do estadual maranhense, o Tubarão promete vim forte para o confronto. Dono da segunda colocação no estadual paraibano, o Campinense também promete vim com força total, objetivando conquistar um ótimo resultado para jogar tranquilo o jogo da volta. Com todos esses ingredientes, o confronto tem tudo para ser muito bom. São duas equipes tradicionais do Nordeste: o Campinense é o segundo maior campeão paraibano (18 títulos), já o Sampaio Corrêa é o maior campeão do Maranhão (31 títulos). Nesse embate entre Raposa e Tubarão, veremos quem vai levar a melhor. Sem bairrismo, meu palpite é no Campinense.
Nenhum comentário:
Postar um comentário