Os jornais anunciaram fartamente que o dia de hoje, 12 de junho, marca a contagem regressiva para o início da Copa do Mundo no Brasil. Para lembrar essa data, foi inaugurado um relógio, que faz uma contagem regressiva dos dias, horas, minutos e segundos que faltam para começar o mundial. Tudo isso foi mostrado, sobretudo, pela grande imprensa, com um clima de grande alegria e festa. O que foi omitido, no entanto, é a outra face da Copa do Mundo no Brasil. Na nossa contagem regressiva, mostraremos essa outra faceta, marcada pela truculência, violência, ilegalidade, descaso e perversidade.
Logo abaixo, postamos o documentário chamado A Caminho da Copa, dirigido por Carolina Café e Florence Rodrigues e desenvolvido pelo Ponto de Mídia Livre Pólis Digital. O vídeo mostra as remoções e desapropriações de comunidades pobres do Rio de Janeiro e São Paulo, em virtude de megaeventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. O tema é discutido a partir de imagens e entrevistas, que objetivam mostrar contrapontos diferentes. Dentre os entrevistados estão Juca Kfouri (Jornalista), Raquel Rolnik (urbanista, relatora da ONU para direito a moradia), Toni Sandro de Oliveira (empresário), Vicente Cândido (deputado federal do PT, formulador da Lei Geral da Copa), Carlos Vainer (Prof. de Planejamento Urbano da UFRJ), Francicleide da Costa Souza, Maria Nilza Severo Franca, Alessandra da Silva Medom e Suely Afonso da Costa (moradoras das comunidades).
Os desmandos do poder público, a truculência e a violência da polícia, as desapropriações ocasionadas pela especulação imobiliária, os reassentamentos ou compensações financeiras ilegais impostas pelo estado. Tudo isso é tratado e denunciado por esse documentário, que mostra o verdadeiro significado dessa Copa do Mundo para o povo brasileiro.
A Caminho da Copa - trecho menor, resumido, do documentário.
A Caminho da Copa - documentário completo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário