sexta-feira, 28 de junho de 2013

Brasil e Espanha, um breve histórico desse confronto, que ainda está longe de ser um clássico do futebol mundial.

Copa do Mundo (Itália 1934) - Lance do jogo Espanha
3 x 1 Brasil, pela primeira fase da competição.

Ao longo da história, Brasil e Espanha não travaram muitos confrontos. Até o momento, ambas as seleções fizeram um total de 8 jogos, entre amistosos e partidas oficiais. A seleção brasileira tem uma pequena vantagem, já que venceu 4, empatou 2 e perdeu 2, marcando 11 gols e sofrendo 8. O confronto pela Copa das Confederações será inédito, pois, antes dessa final, brasileiros e espanhóis haviam se enfrentado em amistosos e Copa do Mundo.
A bem da verdade, Brasil e Espanha nunca foi um clássico do futebol mundial, talvez, por isso, registra-se um número pequeno de confrontos. Se o nosso escrete habita há tempos o rol das mais tradicionais seleções do mundo, o mesmo não se pode dizer da seleção espanhola, que passou a reivindicar um lugar entre os maiores somente após as conquistas obtidas nos últimos 5 anos, com o bicampeonato europeu (2008 e 2012) e o campeonato mundial (2010).
No entanto, no século passado, e mesmo no início desse novo milênio, a Espanha estava longe de aparecer entre as maiores seleções do mundo. Antes de 2008, os espanhóis tinham conquistado apenas um campeonato europeu em 1964. Fora isso, seus melhores resultados foram uma quarta colocação na Copa do Mundo (1950) e um vice europeu (1984). Por muito tempo, esse desempenho fez com que o apelido de "Fúria" virasse, inclusive, motivo de chacota no mundo do futebol. Essas observações servem, sobretudo, para darmos o tamanho real dessa partida, que definirá o campeão da Copa das Confederações.

Copa do Mundo (Chile 1962) - Nilton Santos e Puskas, dois 
gigantes do futebol mundial, disputam a bola em 
uma partida decisiva pela fase de grupos.

Não podemos negar, entretanto, que Brasil e Espanha é uma das partidas mais aguardadas atualmente. Por tudo que os espanhóis conquistaram nesses últimos anos, mas também pela tradição e o lugar que a seleção brasileira ocupa na história do futebol mundial. Essa é a verdadeira dimensão do jogo, o real tamanho desse confronto. Afinal, ainda falta muito para uma partida contra a Espanha adquirir o mesmo peso de um confronto com a Itália, Alemanha, Argentina ou Uruguai, campeões mundiais em mais de uma oportunidade.
A última partida disputada entre Brasil e Espanha aconteceu em 1999, na cidade de Vigo, quando as seleções empataram, em uma partida amistosa. Os outros dois amistosos disputados, em 1981 e 1990, terminaram, respectivamente, com uma vitória da seleção brasileira e uma da espanhola. Em Copas do Mundo, o Brasil perdeu apenas uma partida para os espanhóis, em 1934, quando foi derrotado por 3 x 1. Por outro lado, venceu nos mundiais de 1950, 1962 e 1986, empatando ainda um dos confrontos em 1978.

Copa do Mundo (Argentina 1978) - Zico entre dois jogadores espanhóis,
 em uma partida que terminou 0 x 0, pela fase de grupos do mundial.

Dentro dos seus domínios, a seleção brasileira nunca perdeu para a Espanha, nas duas partidas que fez jogando em casa. No primeiro confronto, em um jogo oficial, goleou os espanhóis por 6 x 1, no Maracanã, durante a fase final da Copa do Mundo de 1950. No segundo, em um amistoso disputado na cidade de Salvador, derrotou a seleção espanhola por 1 x 0. É bem verdade que números e estatísticas não entram em campo, mas também não podem ser desprezados.
Por tudo que conquistou nos últimos anos, pelos bons resultados obtidos e o estilo de jogo, considero a seleção espanhola ligeiramente favorita. Os espanhóis tem uma base bem formada, possui mais conjunto, enfim, mais entrosamento. Isso não quer dizer, no entanto, que o Brasil não tenha nenhuma chance. Nossa seleção tem camisa, história e tradição. Além disso, joga em casa, onde sempre foi muito forte, muito difícil de ser batida. Esses elementos pesam bastante em qualquer decisão, por isso, uma vitória brasileira é possível, e não pode ser considerada uma zebra.

Copa do Mundo (México 1986) - Melhores momentos de uma partida polêmica,
 vencida pela seleção brasileira por 1 x 0, na fase de grupo da competição.

Resumo de todos os confrontos

Brasil
X
Espanha
8
Partidas jogadas
8
4
Vitórias
2
2
Empates
2
2
Derrotas
4
11
Gols a favor
8
8
Gols sofridos
11
Copa do Mundo

Brasil
X
Espanha
5
Partidas jogadas
5
3
Vitórias
1
1
Empates
1
1
Derrotas
3
10
Gols a favor
5
5
Gols sofridos
10

Lista dos jogos:
Espanha 3 x 1 Brasil - Copa de 1934 (Rodada Preliminar)
Brasil 6 x 1 Espanha - Copa de 1950 (Rodada Final)
Brasil 2 x 1 Espanha - Copa de 1962 (Fase de Grupos)
Brasil 0 x 0 Espanha - Copa de 1978 (Fase de Grupos)
Espanha 0 x 1 Brasil - Copa de 1986 (Fase de Grupos)

Amistosos

Brasil
X
Espanha
3
Partidas jogadas
3
1
Vitórias
1
1
Empates
1
1
Derrotas
1
1
Gols a favor
3
3
Gols sofridos
1
Lista dos jogos:
Brasil 1 x 0 Espanha - Salvador, 1981
Espanha 3 x 0 Brasil - Gijon, 1990
Espanha 0 x 0 Brasil - Vigo, 1999

Nenhum comentário:

Postar um comentário