sábado, 9 de março de 2013

Campinense e Asa de Arapiraca fazem final inédita na Copa do Nordeste. Confira o histórico de confrontos entre as equipes.



A Copa do Nordeste de 2013 será decidida entre Campinense e Asa, que fazem uma final inesperada e  inédita, pois nunca chegaram tão longe nessa competição regional. O título, portanto, será um feito histórico para ambas as equipes, que participam apenas pela segunda vez do Nordestão. Até então, a única participação do time paraibano ocorreu em 1999, já o time alagoano disputou apenas o campeonato de 1994, tendo ambos os clubes terminado, curiosamente, na 14° colocação, nos respectivos anos em que competiram. Como jogaram a competição em temporadas diferentes, as equipes finalistas nunca se enfrentaram antes pela Copa  do Nordeste.
No entanto, considerando os jogos oficiais, válidos apenas pelos campeonatos nacionais, Campinense e Asa disputaram um total de 4 partidas. Historicamente, o time alagoano leva vantagem, pois venceu 3 jogos, perdendo apenas 1 para a Raposa. Pelo módulo verde da fase de grupos da Copa João Havelange de 2000, torneio nacional equivalente a Série C do Brasileiro, foram duas vitórias do clube de Arapiraca: 3 x 0, jogando em casa, 1 x 0, fora de casa. Em 2008, mais dois confrontos pela fase de grupos da Série C do Brasileirão: em casa, o Campinense foi goleado por 5 x 1, mas, em Arapiraca, ganhou por 1 x 0. Os números nos mostram, portanto, que o tabu que a Raposa precisa quebrar é vencer jogando em casa, uma vez que fora de seus domínios já derrotou o seu adversário.
Apoiando-se nesses dados, mas, principalmente, no futebol apresentado pelo time paraibano, considero plenamente possível o Campinense voltar de Arapiraca com uma vitória, ou até mesmo com um bom empate. Todavia, é preciso reconhecer que o jogo será difícil e muito disputado, afinal, o Asa não chegou a toa na grande decisão. Por isso, os dois jogos prometem ser muito iguais, o que faz com que ambas as equipes tenham plenas condições de conquistar a competição. O título será histórico para os dois times, pois nunca nenhum time alagoano ou paraibano sagrou-se campeão da Copa do Nordeste. O primeiro confronto ocorrerá amanhã (10 mar., 16h), no Estádio Municipal de Arapiraca. Ao torcedor do Campinense resta torce! Torce para que seu time realize um feito inédito na história do clube e do futebol paraibano.

Série C do Brasileirão de 2008: melhores momentos de Asa 0 x 1 Campinense.
Nessa temporada, a Raposa conseguiu o inédito acesso 
para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário