sábado, 16 de março de 2013

Em um final de semana de poucos clássicos, Campinense e Asa prometem fazer o melhor jogo do Brasil. Jogando em casa, Raposa busca título que lhe permitirá entrar para a história.



Depois de vencer o jogo de ida contra o Asa por 2 x 1, o Campinense está muito perto de ser campeão da Copa do Nordeste, conseguindo um título inédito não apenas para o clube, mas também para o futebol de Campina Grande e da Paraíba. Até hoje, nenhum time paraibano ganhou qualquer competição nacional ou regional, limitando-se apenas a conquistas que não ultrapassam os limites estaduais. Por isso o jogo de amanhã é tão importante. Se vencer o Asa, o Campinense realizará um grande feito, que lhe permitirá entrar para os anais da história do futebol paraibano. Esse ineditismo, pleno de significado histórico, faz com que a partida decisiva adquira o valor de um verdadeiro "acontecimento", bem a maneira como historiadores definem esse termo, visto como uma espécie de sinônimo de fato histórico. Portanto, quem for ao Amigão nesse domingo (16h), poderá ser testemunha ocular de um momento que entrará para a história, por isso ficará marcado, sob a forma de lembranças, na memória afetiva de todos os raposeiros presentes no estádio. O jogo será transmitido ao vivo pela tv aberta, mas somente para os estados da Paraíba e de Alagoas: tvs Paraíba e Cabo Branco (Paraíba) e Gazeta (Alagoas), todas filiais da Rede Globo no Nordeste. O Esporte Interativo, canal fechado, transmitirá a partida para todo o Brasil, mas somente para quem tiver assinatura de tv a cabo. Em um final de semana marcado pela ausência de grandes clássicos, a final da Copa do Nordeste será a melhor atração do futebol brasileiro, a melhor opção para quem deseja viver as fortes emoções, tão presentes em qualquer final de campeonato.
Por ser uma final histórica para o time paraibano, aconselho os torcedores raposeiros a gravar o jogo, que deverá ser arquivado como uma verdadeira fonte histórica, sobretudo, em caso de título da Raposa. Com 21 pontos somados até agora, o Campinense é a melhor equipe da competição. Tem a melhor campanha no geral, sendo seguido justamente pelo Asa, que se classificou para as quartas apenas em 8º lugar, mas, com os ponto somados nas fases finais, chega a grande decisão com 17 pontos, o que lhe garante a segunda melhor campanha geral da Copa do Nordeste. O histórico dos confrontos diretos entre as duas equipes, mostra que o time paraibano nunca venceu o Fantasma alagoano jogando em Campina Grande. Mas o Campinense não precisará, necessariamente, quebrar esse tabu para ficar com o título, pois pode ser campeão até mesmo se perder por 1 x 0. O empate, que seria um placar inédito entre as equipes, também garante o troféu para a Raposa, já uma derrota por 2 x 1 leva a decisão para os pênaltis. O time paraibano só não pode perder por 2 gols de diferença, nem tampouco pode ser derrotado levando 3 ou mais gols, pois, nesse caso, o título ficará com o Asa. Mas os raposeiros não precisam ficar temerosos. Devem demonstrar respeito, mas também segurança, uma vez que seu time ainda não levou um único gol jogando em casa. Portanto, se o Campinense jogar o que vem jogando tem tudo para conquistar esse título inédito, que lhe permitirá fazer história, espantando de vez qualquer temor que possa vim a ser ocasionado pelo Fantasma alagoano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário