sábado, 23 de março de 2013

Rodada de clássicos no Campeonato Paraibano. Confira o histórico de confrontos do Botauto e do Clássico dos Maiorais.



Em um final de semana de clássicos, a 4° rodada do Campeonato Paraibano promete fortes emoções para os torcedores paraibanos. Em João Pessoa, Botafogo-PB e Auto Esporte disputarão o Botauto de número  307 da história do clássico pessoense. Até agora o Belo tem ampla vantagem no confronto direto, pois ganhou 160 jogos e marcou 533 gols. O Clube do Povo, por sua vez, venceu apenas 66 partidas, balançando as redes do rival 311 vezes. Ao longo dos mais de 70 anos de clássico, os dois times da capital ainda empataram 81 jogos. O momento atual das duas equipes é bastante diferente. Enquanto o alvirrubro  é líder da competição, o Belo amarga o penúltimo lugar, que reflete o péssimo começo de 2° turno do time que foi campeão simbólico do 1° turno. Por tudo isso, o Auto Esporte tem grandes chances de sair com uma vitória, apesar do empate também ser um ótimo resultado para o Clube do Povo.
O Botauto será realizado nesse domingo (24 mar., 17h) no estádio Almeidão, que estava interditado, mas será reaberto para a disputa do clássico. Tanto o Auto Esporte quanto o CSP reclamaram bastante dessa liberação, pois o estádio ainda está em reforma, por isso os dirigentes dos clubes sugeriram que os responsáveis por essa reabertura beneficiaram o Botafogo-PB, mandante do clássico. O promotor responsável pelo caso afirmou que o jogo servirá para testar o novo gramado do Almeidão. O presidente do Clube do Povo protestou, afinal, o Auto Esporte prefere jogar na Graça. A diretoria do CSP mostrou-se verdadeiramente indignada, já que não teve o estádio liberado para jogar contra o Coritiba pela primeira fase da Copa do Brasil. Diante disso, o presidente do Tigre fará um novo pedido para mandar essa partida no estádio Amigão. Vamos esperar para ver se o CSP será atendido da mesma forma como foi atendido o Botafogo-PB.
Em Campina Grande teremos um outro grande clássico: Campinense x Treze, o chamado Clássico dos Maiorais, que será realizado no estádio Amigão, também nesse domingo (24 mar., 17h). A mais de 50 anos os dois times disputam esse clássico, que é visto por muitos como um dos maiores do Brasil, devido a rivalidade entre as torcidas. No histórico dos confrontos, a Raposa leva vantagem sobre o Galo. Em 382 jogos disputados, o Campinense venceu 133, enquanto o Treze ganhou 100 partidas, tendo ainda acontecido 149 empates. Os dois times passam por momentos muito diferentes. O rubro-negro está em alta, pois acabou de sagrar-se campeão da Copa do Nordeste, já o alvi-negro está em baixa, ainda não venceu e ocupa a última colocação no 2° turno. O Galo, no entanto, já tem vaga garantida para a fase final do campeonato, resultado que não deixa de mostrar a força do time.
Por se tratar de um grande clássico, o jogo promete ser bastante disputado, pois, se a Raposa é campeã da Copa do Nordeste, o Galo fez um ótimo primeiro turno de Campeonato Paraibano. Assim, enquanto o Campinense tentará mostrar a força de campeão do Nordeste, o Treze buscará carimbar a faixa do seu maior rival, provando que pode enfrentar de igual para igual o detentor do torneio regional nordestino. A partida terá ainda um outro interessante atrativo, pois marcará a estreia de Vica, antigo treinador do Fortaleza, que é o mais novo técnico do Galo. Essa novidade deixa o clássico ainda mais quente, já que Vica e Oliveira Canindé se enfrentaram nas semi-finais da Copa do Nordeste, quando o Campinense eliminou o Fortaleza, o que resultou na saída de Vica do time cearense. Se jogar para valer, acho que o Campinense é favorito, mas como se trata de um clássico, tudo pode acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário