terça-feira, 12 de março de 2013

Em noite inspirada de Messi, Barcelona voltou a jogar bem. Goleou o Milan e segue forte para as quartas de finais da Champions Legue.



Jogando em casa, o Barcelona goleou o Milan por 4 x 0, revertendo a vantagem do time italiano e classificando-se para as quartas de finais da Champions Legue. Desde os primeiros minutos do jogo, o time catalão adotou uma postura agressiva, pois precisava marcar gols, já que havia perdido a partida de ida por 2 x 0. O Milan, por sua vez, entrou com uma postura excessivamente defensiva, com duas linhas de 4 homens atrás da bola, taticamente montado para segurar o resultado e jogar no contra-ataque, buscando o gol que lhe permitiria matar o jogo. Logo aos 5 minutos, no entanto, Messi mostrou que estava inspirado. Em uma bola na entrada da área, o craque argentino fez mágica, pois, cercado por nada menos que 4 jogadores adversários, achou uma brecha e acertou o anglo do goleiro Abbiati. O gol mudou totalmente a configuração da partida, uma vez que deu mais confiança ao Barcelona e deixou o Milan mais inseguro, bem menos confiante. Em meio a esse contexto, o primeiro tempo foi todo dominado pelo time catalão, que criou várias oportunidades e chegou ao segundo gol ainda na etapa inicial. Novamente, Messi, o genial Messi, que recebeu mais uma vez da entrada da área e bateu no canto esquerdo, sem chances para o goleiro italiano.
No segundo tempo, a dinâmica da partida praticamente não mudou. O Barcelona continuou impondo seu ritmo, continuou propondo seu jogo, chegando a manter algo em torno de 70% de posse de bola. Na marcação, o time catalão permaneceu pressionando demais o Milan, que foi constantemente sufocado no seu próprio campo de defesa. Durante um determinado momento da partida, o time italiano simplesmente não conseguia sair jogando, a bola sempre retornava para o domínio do Barça. E foi em uma dessas roubadas de bola que o time catalão marcou o seu terceiro gol com David Villa, que àquela altura garantia a classificação para a próxima fase. A partir desse momento, o Barcelona passou a valorizar a posse de bola, fazendo o time italiano correr atrás da pelota. Precisando de 1 gol, o Milan até procurou se lançar ao ataque, mas criou poucas oportunidades. Ao longo de 90 minutos, o time milanês criou apenas duas boas chances de gol: na primeira etapa, uma bola na trave, chance mais clara, após falha de Mascherano; na etapa final, um chute de Robinho, quase da pequena área, que foi bloqueado pela zaga. Muito pouco para um time 7 vezes campeão europeu. Já nos acréscimos, em um contra-ataque mortal puxado pelo incrível Messi, o Barcelona matou o jogo com o quarto gol, marcado por Jordi Alba.
Contra o Milan, o time catalão jogou realmente uma partida impecável, quase perfeita. Voltou a praticar o futebol que lhe é tão característico, que lembra tão bem àquele futebol mágico apresentado na época de Guardiola. Muita posse de bola, toques de primeira, marcação forte e sob pressão no campo adversário, movimentação intensa com troca constantes de posições e variações táticas e Messi, voltando novamente a fazer a diferença, voltando a ser genial. Assim foi o Barcelona, assim foi Messi. Ah!!! O argentino não afinou, mostrou que é realmente um grande jogador, um gênio, um verdadeiro craque. Como tal, não se amedronta, não se intimida. Nos jogos decisivos chama a responsabilidade, resolve, como faz todo craque, como faz todo gênio. Como fazia um Pelé, um Zico, um Di Stéfano, um Maradona... Coletivamente, o Barcelona também é algo fora do comum, um ponto fora da curva, um time fantástico, que está na mesma altura dos maiores e melhores times da história, tais como o Santos de Pelé, o Real Madrid de Di Stéfano, a seleção brasileira de 1970. Esse jogo poderá muito bem ser um marco, poderá muito bem representar uma virada. Isso veremos nas quartas de finais, onde o time catalão poderá enfrentar adversários fortes como o Bayern de Munique ou o Real Madrid, seu maior rival, que vem levando a melhor nos últimos confrontos. Por enquanto, não dá para deixar de constatar e ressaltar que o Barcelona voltou a jogar como o Barcelona, assim como o Messi voltou a jogar como o Messi.

Barcelona 4 x 0 Milan. Confira os gols da partida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário