quarta-feira, 5 de junho de 2013

Raio X do Brasileirão da Série C. O Treze, representante da Paraíba, estreia contra o Cuiabá.


O Campeonato Brasileiro da Série C começou nesse último final de semana. O Treze será o único representante da Paraíba na competição, que terá a participação de 21 clubes. O número impar de equipes, quebrado, deve-se a um acordo feito entre a CBF, o Rio Branco e o Treze, que brigavam na justiça desde o ano passado por conta da distribuição de uma das vagas do campeonato. Com o acordo, definiu-se que o time do Acre seria incluído na competição, que passou a ter mais de 20 clubes. No entanto, é preciso saber se os demais participantes aceitaram esse acordo jurídico, pois o mesmo não deixou de alterar o regulamento do campeonato. Isso porque, no grupo em que o Rio Branco foi incluído (mesmo grupo do Treze) cairão três times, não dois, como estava previsto a princípio. Por isso, se as demais equipes não concordarem, se não tiverem assinado nenhum documento aceitando esse acordo, o campeonato poderá parar na justiça mais uma vez.
Entretanto, por enquanto a competição está mantida. A primeira rodada, inclusive, já começou a ser disputada. De acordo com o "novo" regulamento da competição, os 21 clubes participantes estão divididos em 2 grandes grupos. No grupo A, agruparam-se 11 equipes: Sampaio Corrêa, Fortaleza, Santa Cruz, Águia de Marabá, Cuiabá, Rio Branco, Treze, CRB, Luverdense, Baraúnas e Brasiliense. Já no grupo B, encontram-se 10 times: Vila Nova-GO, Mogi Mirim, Caxias, Betim, Crac, Guarani-SP, Madureira, Duque de Caxias, Macaé e Barueri. Na primeira fase, os clubes que compõe cada um dos grupos se enfrentarão em jogos de ida e volta. Os quatro melhores colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, disputando, em sistema de mata-mata, as quartas de finais, as semifinais e a final. As equipes que conseguirem chegar a fase semifinal conquistam o acesso à Série B. Os três últimos colocados do grupo A, bem como os dois últimos do grupo B, serão rebaixados para a Série D. Isso se não houver nenhuma ação na justiça contestando o acordo que aumentou o número de rebaixados no grupo A.
Considerando os clubes, a fórmula de disputa e as dificuldades estruturais e financeiras, inerentes a própria competição, não será nada fácil o acesso e o título do Campeonato Brasileiro da Série C. Muitos times tracionais estão na disputa, alguns dos quais chegam, inclusive, como campeões estaduais. A competição é difícil, promete ser muito competitiva. O time do Treze precisa está bem consciente dessas dificuldades. A torcida tem obrigação de apoiar. Afinal, trata-se de uma competição nacional, que garante vagas para a Série B do Brasileirão.
O Galo da Borborema estreará contra a equipe do Cuiabá (05 junho, 16h), no estádio Presidente Dutra, na capital do Mato Grosso. O jogo não será fácil! A equipe mato-grossense é a atual campeã estadual, tem qualidades. Além disso, a viagem que o Treze terá que fazer é longa, cansativa e desgastante. Como se não bastasse, o time paraibano passou por muitas reformulações no elenco. Depois de perder o campeonato estadual, dispensou e contratou vários jogadores. Essas mudanças podem trazer dificuldades, sobretudo, no início da competição. Pode faltar base, pode faltar liga.
As duas equipes já se enfrentaram pelo Brasileirão da Série C no ano passado. Foram dois jogos, os únicos até então na história entre os clubes. Na capital mato-grossense, goleada do time da casa: 5 x 1. Em Campina Grande, empate por 0 x 0. Nessa temporada, as equipes voltam a se encontrar pela mesma competição. Vejamos o que irá acontecer.

Série C do Brasileirão 2012 (fase de grupos): Cuiabá 5 x 1 Treze.
Confira os gols da partida.


Série C do Brasileirão 2012 (fase de grupos): Treze 0 x 0 Cuiabá. Melhores
momentos do jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário