quarta-feira, 5 de junho de 2013

Raio X do Brasileirão da Série D. Campeão paraibano, o Botafogo-PB estreia contra o Juazeirense, depois de 6 anos sem disputar essa competição nacional.


Depois de pouco mais de 6 anos, o Botafogo-PB volta a disputar um Campeonato Brasileiro. Como campeão estadual, o Belo adquiriu o direito de representar a Paraíba na Série D do campeonato nacional. Sua última participação em um Brasileirão havia sido em 2006, quando disputou a Série C. Na ocasião, o time não foi bem, terminando a competição na 53° colocação. Fez 4 pontos em 6 jogos: obteve 1 vitória, 1 empate, 4 derrotas e saldo de 4 gols negativos. Com essa campanha, o Botafogo-PB ficou com a última colocação do seu grupo, atrás do Icasa, Porto (classificados) e Baraúnas.
Portanto, essa será a primeira participação do Belo no Brasileirão da Série D, que é uma competição recente, surgiu apenas em 2009. Como na temporada passada, o campeonato será disputado por 40 clubes. A abertura ocorreu nesse último final de semana, com a realização de vários jogos da primeira rodada. Na primeira fase, o regulamento da competição divide os participantes em 8 grupos, cada um com 5 equipes. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a segunda fase, quando disputarão, em jogos de mata-mata, as oitavas de finais, as quartas de finais, as semifinais e a final. As equipes que chegarem a fase semifinal conquistam o acesso à Série C do Brasileirão. Como não existe Série E, não há rebaixamento. Portanto, todos os demais que não obtiverem o acesso, só retornarão à competição se conseguirem se classificar através dos seus respectivos campeonatos estaduais.
A Série D do Brasileirão é muito competitiva, por isso, conseguir o acesso e o título não é uma tarefa nada simples.   Muitos times fortes, alguns até tradicionais, como o Juventude-RS, disputarão a competição, que terá também outros clubes que merecem ser observados com cuidado, como é o caso do Tupi-MG, CSA, Salgueiro, Guarany de Sobral, Santo André, entre outras equipes. Alguns participantes chegam, inclusive, como campeões estadual ou com boas campanhas nessas competições. Além disso, existem outros fatores, que tornam esse campeonato ainda mais difícil. O grande número de participantes, a fórmula de disputa, a organização, as dificuldades estruturais e financeiras, todos esses aspectos potencializam as dificuldades da competição.
O Botafogo-PB tem que está ciente de todas essas dificuldades. Por sua vez, a torcida precisa fazer a sua parte, lotando o Almeidão e apoiando a equipe nos jogos em casa. Faz muito tempo que o Belo não disputa um Campeonato Brasileiro, por isso, essa competição deve ser vivida como um momento muito especial. Somente com seriedade, planejamento, consciência das dificuldades e apoio da torcida, o time conseguirá subir para a Série C na próxima temporada.
A estreia do time paraibano será contra o Juazeirense (05 junho, 20:30hs), no estádio Adauto Morais, na cidade de Juazeiro, interior da Bahia. A equipe baiana ficou em terceiro no campeonato estadual, atrás apenas dos tradicionais Vitória e Bahia. É uma equipe jovem, fundada apenas em 2006. Pela primeira vez disputa uma competição nacional como o Brasileirão. Por isso, o confronto é inédito, será o primeiro entre as equipes. Acredito que o Botafogo-PB seja favorito, mesmo jogando fora de casa. A equipe não apenas manteve a base do time campeão paraibano, mas também contratou reforços. Isso não quer dizer, no entanto, que o jogo será fácil. Em seus domínios, o Juazeirense promete dá trabalho. Mas é perfeitamente possível para o Belo voltar pelo menos com um empate. Sem dúvida, já seria um bom resultado, sobretudo, se tratando de uma estreia na casa do adversário.

Série D do Campeonato Brasileiro: grupos com as equipes participantes

Grupo A1
Grupo A2
Grupo A3
Grupo A4
Nacional-AM
Salgueiro
Tiradentes
Sergipe
Paragominas
Gurupi
Guarany de Sobral
Botafogo-PB
Plácido de Castro
Ypiranga-AP
Ypiranga-PE
Juzeirense
Genus
Maranhão
Potiguar de Mossoró
CSA
Náutico-RR
Parnahyba
Central
Vitória da Conquista
Grupo A5
Grupo A6
Grupo A7
Grupo A8
Goianésia
Tupi-MG
Juventude
Metropolitano-SC
Mixto
Nova Iguaçu
Marcílio Dias
J. Malucelli
Brasília
Resende
Santo André
Lajeadense
Aparecidense
Araxá
Vila Nova-MG
Londrina
Águia Negra
Aracruz
Penapolense
Botafogo-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário