quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Copa do Nordeste chega no mata-mata. Confira as estatísticas e os números dos confrontos decisivos.

Confrontos pelas quartas de finais da Copa do Nordeste 2013.

Na noite dessa quarta-feira, os times classificados para as quartas de finais da Copa do Nordeste iniciarão a fase mata-mata da competição. Analisando os confrontos, não é difícil perceber que muitos times tradicionais da região alcançaram essa etapa do campeonato, tais como Sport, Santa Cruz, Ceará, Fortaleza, Vitória e ABC. As disputas pelas vagas nas semi-finais começarão com Asa e ABC, que se enfrentarão primeiro em Arapiraca (13 fev., 19:15hs), decidindo depois a classificação no Frasqueirão (16 fev., 18:30hs). Dono de 7 títulos estaduais nas Alagoas, o Asa faz apenas a sua segunda participação na Copa do Nordeste, e tenta melhorar o 14° lugar obtido em 1994. Com 52 títulos potiguares, maior campeão estadual dentre todos os clubes brasileiros, o ABC disputou todas as edições dessa competição, totalizando 11 participações, das quais conseguiu um vice-campeonato em 2010. Considerando os jogos oficiais, ambas as equipes fizeram um total de 6 jogos, com 3 empates, 3 vitórias do time alagoano e nenhuma do time potiguar, que precisará quebrar um tabu histórico para avançar a próxima fase. Esse será o primeiro confronto entre os dois times pela Copa do Nordeste, pois os encontros anteriores aconteceram nos campeonatos nacionais da série A (1979) e B (1981, 2011 e 2012).
Um pouco mais tarde (21:15hs), Fortaleza e Santa Cruz farão um dos clássico da região e medirão forças no estádio Presidente Vargas, iniciando o primeiro tempo de uma decisão que só será concluída em Recife, no estádio Arruda (17 fev., 16:00hs). Segundo maior campeão do seu estado (39 títulos estaduais), o Fortaleza disputou por 6 vezes essa competição regional, sendo sua melhor colocação um 4° lugar conseguido na temporada de 2001. O Santa Cruz, que também é o segundo maior campeão do seu estado (26 canecos estaduais), joga pela oitava vez a Copa do Nordeste. Coincidentemente, seu melhor resultado também foi um 4° lugar, obtidos nos torneios de 1998 e 2002. Nos confrontos diretos, o time cearense leva vantagem, pois, em 27 jogos oficiais disputados por competições nacionais e regionais, venceu 12, empatou 7 e perdeu 8 partidas para a cobra-coral pernambucana. Esse será o quarto encontro entre ambas as equipes pelo torneio regional nordestino. Nos encontros anteriores, o Fortaleza construiu uma pequena vantagem, já que em 3 jogos ganhou 2 (2001 e 2002) e empatou 1 (2010). Para seguir em frente na competição, o time pernambucano terá que quebrar essa escrita, pois tem que sair vencedor de pelo menos um dos confrontos contra o seu adversário.
Na mesma hora (21:15hs) o Campinense, detentor de 18 títulos estaduais, segundo maior vencedor na Paraíba, receberá o Sport, maior vencedor em Pernambuco (39 estaduais), para jogar a primeira partida do mata-mata no estádio Amigão (Campina Grande). O jogo da volta está marcado para esse sábado (16 fev., 16:00hs), na Ilha do Retiro, na capital pernambucana. Essa é apenas a segunda participação do clube paraibano na Copa do Nordeste, que na sua única participação em 1999 alcançou apenas um modesto 14° lugar. O Sport, por sua vez, é bicampeão do torneio regional, completando, nessa edição de 2013, sua nona participação na competição. Os dois times já se enfrentaram na fase de grupo da Copa do Nordeste de 1999: 1 x 1, em Campina Grande, 3 x 0 para o time pernambucano em Recife. Considerando o histórico dos confrontos diretos, constatamos que ambas as equipes disputaram um total de 10 partidas, somado os jogos de competições regionais e nacionais. Os números mostram uma pequena vantagem para o Sport, que  venceu 3 partidas, empatou 6 e perdeu 1 para o Campinense. O time paraibano, no entanto, nunca perdeu em casa do seu adversário, mas em compensação também nunca o derrotou em seus domínios no Recife.
Ceará e Vitória fecham os jogos de ida das quartas de finais com mais um grande clássico regional. O primeiro confronto ocorrerá nessa quinta-feira (14 fev., 21:15hs) no estádio Presidente Vargas, na capital cearense, enquanto a partida de volta está marcada para o domingo (17 fev., 16:00hs) no Barradão, em Salvador. Com 41 títulos estaduais, marca que lhe coloca como o maior vencedor do seu estado, o Ceará participa pela nona vez da Copa do Nordeste, sendo sua melhor colocação um 4° lugar conseguido em 1997. Segundo maior detentor de estaduais na Bahia (26 canecos), o Vitória disputou todas as edições desse torneio regional (11 participações), tornando-se pentacampeão, o que lhe garante o status de maior campeão da competição. Considerando apenas os jogos oficiais, ambas as equipes já se enfrentaram 19 vezes, em jogos válidos por competições nacionais e regionais. Os números mostram uma pequena vantagem para o time baiano, que contabilizou, ao longo desses confrontos, 7 vitórias, 7 empates e 5 derrotas. Na Copa do Nordeste, Ceará e Vitória já mediram forças em 4 jogos, que terminaram com 3 empates e 1 vitória para o time baiano, que nunca perdeu para o vozão cearense nessa competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário