sábado, 23 de fevereiro de 2013

Na toca do Leão Cearense, Campinense tentará quebrar tabus históricos para avançar a final da Copa do Nordeste. Confira o histórico de confronto entre as duas equipes.



No outro jogo das semifinais da Copa do Nordeste o Fortaleza enfrentará o Campinense, em mais um confronto inédito, já que as duas equipes nunca se confrontaram antes por essa competição regional. A primeira partida ocorrerá no Castelão (24 fev., 18:30h), enquanto o jogo de volta acontecerá no Amigão (03 fev., 16h). Até o momento, as equipes fizeram um total de 8 partidas oficiais, sendo todos os jogos válidos por competições nacionais. Historicamente, o time cearense leva ampla vantagem no confronto, pois nunca perdeu para o Campinense: são 5 vitórias e 3 empates. Jogando em casa, o Fortaleza fez 3 jogos, vencendo duas partidas e empatando uma. Em 1980 ganhou por 2 x 0 pela fase de grupo da Série B do Brasileiro de 1992, já em 2009 venceu por 3 x 0, novamente pela Série B do campeonato nacional. Em 2011 empatou por 1 x 1, em jogo válido pela Série C do Brasileiro. Fora de casa, o Leão cearense conquistou 3 vitórias e 2 empates: pela Série B do Brasileiro de 1982, 1992 e 2009 derrotou o time do Campinense, respectivamente, por 3 x 1, 2 x 0 e 4 x 2. Os dois empates fora dos seus domínios foram por 1 x 1, jogando pela Taça de Prata de 1980 (Série B do Brasileiro) e Série C do campeonato nacional de 2011. Apesar da ampla vantagem nos números para o Fortaleza, o jogo promete ser bastante equilibrado, pois o Campinense vem fazendo uma ótima campanha no torneio regional. Da mesma forma que na outra partida, parte da imprensa e dos torcedores do Leão, ansiosos para ver o clássico rei na grande final (Fortaleza x Ceará), colocam o time cearense como favorito. No entanto, a última partida que a Raposa fez contra o Sport na Ilha do Retiro credenciam o time paraibano para disputar em pé de igualdade uma vaga na decisão da competição.
Vale lembrar, ainda, que a rivalidade entre os dois times cresceu bastante desde 2011, quando as equipes disputaram a permanência na Série C do Brasileiro. Na época, pela última rodada do grupo B, jogaram Campinense x Guarani de Sobral, em Capina Grande, e Fortaleza x CRB, na capital cearense. Para não ser rebaixado, o Leão cearense precisava golear o time alagoano, que já estava classificado e jogou àquela partida somente para cumprir tabela. O Campinense, por sua vez, precisava vencer por qualquer placar e torcer para o rival cearense não vencer por goleada. O time paraibano ganhou por 1 x 0, enquanto o Fortaleza, em uma partida polêmica, fez 4 x 0 no CRB, conseguindo fazer todos os gols de que precisava nos minutos finais da partida. Na época foram divulgadas várias imagens que mostravam os jogadores dos times cearense e alagoano em atitude suspeita, que sugeriam uma manipulação no resultado da partida. Carlinhos Bala, que jogava no Fortaleza nesse período, foi flagrado, por meio de imagens e captação de áudio, falando e gesticulando para os jogadores do CRB, informando-os que o cheque já estava pronto. O Campinense acusou o time alagoano de ter entregado o jogo para o Leão cearense em troca de dinheiro. O caso foi parar na justiça desportiva, mas, como sempre acontece no Brasil, não deu em nada e o time paraibano acabou sendo rebaixado para a Série D do Brasileiro. Por tudo isso, o jogo promete! O Fortaleza tentará fazer valer a vantagem histórica que tem nos confrontos diretos, enquanto o Campinense precisará quebrar mais alguns tabus, como vem fazendo na competição, para avançar para a tão sonhada e inédita final da Copa do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário