sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Traumas do passado: Campinense acusa CRB de entregar jogo para o Santa Cruz na última rodada da Copa do Nordeste.



O gol da vitória do Santa Cruz (PE) contra o CRB (AL), nessa última quarta-feira, pela última rodada da primeira fase da Copa do Nordeste, causou desconfiança no clube e na torcida do Campinense (PB). Logo após a partida contra o Feirense (BA), integrantes da diretoria e comissão técnica do time paraibano colocaram o resultado da partida sob suspeita, chegando, inclusive, a acusar o time do CRB de entregar o jogo para o time pernambucano. A peleja, disputada no Estádio Rei Pelé, em Maceió, foi marcada pelas confusões e tumultos nas arquibancadas, com brigas envolvendo os torcedores dos times alagoano e pernambucano. Esse enfrentamento entre as duas torcidas deixou alguns feridos, que precisaram receber atendimentos médicos no estádio, sendo os casos mais graves conduzidos para o hospital na ambulância.
Diante desses incidentes, o árbitro da partida paralisou o jogo por 10 minutos, tempo necessário para a chegada de uma nova ambulância ao estádio. Com essa paralisação, a partida entre CRB e Santa Cruz, que havia começado no mesmo horário do jogo do Campinense, acabou terminando alguns minutos depois, causando desconfiança e revolta no time paraibano. O gol da cobra-coral pernambucana, marcado aos 40 minutos da etapa final, quando já havia acabado a partida em Campina Grande, trouxe a tona tudo o que aconteceu em 2011, na série C do Campeonato Brasileiro, no jogo entre Fortaleza e CRB, que terminou com uma polêmica vitória do time cearense, resultado que decretou o rebaixamento da raposa para a série D do Brasileirão.
Naquela oportunidade, o leão da capital cearense precisava golear o time alagoano para não ser rebaixado, já que o Campinense, seu adversário direto na luta contra o descenso, ganhava sua partida no Estádio Amigão. Para desconfiança de todos os raposeiros, essa goleada só começou a ser construída nos minutos finais, quando a partida do time paraibano já havia terminado, justamente como ocorrerá agora na Copa do Nordeste. Nesse episódio, as suspeitas de manipulação de resultado ganharam ainda mais força, pois uma série de imagens flagraram atitudes, comportamento, gestos e palavras suspeitas por parte dos jogadores do Fortaleza e CRB. Carlinhos Bala, na época jogador do Fortaleza, chegou a ser flagrado dizendo que "o cheque estava pronto", ao mesmo tempo em que gesticulava com as mão para os jogadores do CRB, como se estivesse assinando um cheque.
Entendo que esse jogo de 2011 foi muito mais suspeito do que esse último realizado com o Santa Cruz pela Copa do Nordeste, pois existem indícios, e mesmos provas contundentes, de manipulação de resultado por meio de oferecimento de dinheiro para os jogadores do CRB, que já estava classificado quando jogaram contra o Fortaleza. Não vi, pelo menos até o momento, indícios ou provas tão contundentes, que coloquem o jogo realizado nessa última quarta-feira no mesmo patamar de suspeita do que o ocorreu em 2011. As acusações do Campinense são graves, mas será que dessa vez existem provas ou mesmo indícios suficientes para respaldar essas suspeitas?
Acho que não, pois o atraso na partida ocorreu por conta das brigas nas arquibancadas, já os gols marcados durante o jogo, e mesmo o comportamento do time alagoano, que chegou a esta vencendo a partida, também não parecem suspeitos (veja o vídeo abaixo com os gols e melhores momentos). O gol da virada aos 40 minutos parece, portanto, ter sido normal, não tendo relação direta com o final do jogo em Campina Grande. De toda forma, não ponho minha mão no fogo! E compreendo perfeitamente a desconfiança do Campinense, que até acho legitima, diante de tudo que aconteceu em 2011. No entanto, não adianta ficar remoendo essa história. A partir de agora, o time e a torcida precisam pensar no próximo jogo contra o Sport (PE), uma partida difícil que decidirá um dos semifinalistas da competição.

Gols e melhores momentos do jogo CRB 2 x 3 Santa Cruz (Copa do Nordeste 2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário